20/12/2025 | Por: Metrolinha1
Primeira viagem-teste do VLT é realizada em Salvador quatro anos após desativação dos trens (Por Metrolinha1)
A primeira viagem-teste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador foi realizada na manhã desta sexta-feira (19), no percurso entre os bairros da Calçada e do Lobato. A expectativa do governo é que o primeiro trecho seja ativado no segundo semestre de 2026.
O evento, que aconteceu pouco mais de quatro anos após a desativação dos trens, contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de outras autoridades.
Após a viagem-teste, o governador assinou a ordem de serviço que autoriza o início, ainda neste mês de dezembro, das obras de urbanização e requalificação nos bairros do Subúrbio Ferroviário, sendo Santa Luzia, Lobato e Praia Grande, na orla da Baía de Todos-os-Santos.

Segundo o governo, as intervenções incluem a construção de passeios, acessos viários e ciclovias, além da implantação de equipamentos esportivos, áreas verdes, playgrounds infantis e academias ao ar livre.
O novo modal terá uma homenagem aos trabalhadores da obra, com destaque para o maquinista Romildo Moreira, que trabalhou por mais de 25 anos no antigo trem do subúrbio e morreu neste ano.
Em outubro, as obras do VLT avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras.
Em setembro, o governo da Bahia assinou um contrato de financiamento de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, para custear obras de mobilidade urbana, tendo o projeto do VLT como destaque principal.
Rua Madureira de Pinho, 29 - 1º andar - Caixa D'Água - CEP.: 40.323-080